quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Congresso de Missões

No mês de julho fomos tremendamente abençoados por Deus através da vida do Pr Luciano, onde ele trouxe a Igreja em Rio Grande uma palavra que preencheu nossos corações.
Farei um resumo desses dois dias que Deus falou sobre missões e espero que você seja também abençoado!

Porque fazer missões?

Ele começou compartilhando o que é missões, falando que o nosso ministério é a nossa missão!
Com base em João 4:1-42, ele nos mostra o lado humano de Jesus. Revela que o Senhor toma a iniciativa de ir a Samaria, pois Ele sabia que lá, alguém precisava Dele!
Vemos aqui que Jesus toma a postura de ir ao encontro para resgatá-la e é nesse ponto que nasce missões!
Através disso percebemos que em todas as outras religiões a busca é do homem a Deus, a humanidade buscando uma forma de aproximar-se Dele. Entretanto no cristianismo, Deus vai ao encontro do homem, de seu resgate, prova disso foi o sacrifício de Jesus na cruz, o elo, a reconciliação com o Pai!
Entendemos que Deus nos dá estratégias para alcançarmos vidas, mas a única coisa que convence as pessoas é a palavra do Senhor. Portanto o objeto de missões é a PALAVRA!
Então porque fazemos missões? Pois missões pulsa no coração de Deus! Ele ama a humanidade, as almas, vidas!
Ou seja, Ele é um Deus resgatador!

Como fazer missões?

Com base em Filemom 1:23-25 o Pr Luciano nos releva a forma de praticar. Nessa passagem mostra os cooperadores de Paulo, aqueles que junto dele faziam a obra de Deus.
A primeira coisa é que ninguém faz a obra de Deus sozinho, o homem foi criado na dependência em viver de forma relacional e se Deus é amor, o amor só vai existir com o objeto a ser amado!
No decorrer da pregação o Pr Luciano falou das características de cada cooperador de Paulo fazendo assim um paralelo com nossas vidas.

1) Lucas: era médico e conhecedor de diversas ciências. Ela abandona a sua vida, sua carreira para andar ao lado de Paulo.
Talvez ele tenha pensando que enterrou seu talento, mas Deus faz uma obra em sua vida além do que se imaginou que nos abençoa até hoje, os livros do novo testamento de Lucas e Atos!
2) Demas: é a figura daquele que começou bem, entretanto terminou mal (ver II Tim 4:9-10). Representa o homem que começa a fazer a obra de Deus, mas logo abandona, ou seja, ele não reconhecia quem era... Pecador e que necessitava de arrependimento.
3) Aristarco: era pastor em Tessalônica, igreja rica e que vinha crescendo. Lá ele soube que Paulo havia sido preso e pela idade avançada Paulo poderia chamar alguém para lhe fazer companhia e ele chamou o Aristarco. Ele prontamente abandonou tudo, todo seu conforto para ficar com Paulo na prisão e a partir desse ponto não se ouve mais falar dele, provavelmente deve ter falecido ao lado do amigo.
4) Marcos: era rico, influente e sobrinho de Barnabé. Era jovem e saiu em missões com Paulo, mas em determinado tempo ele desiste. Entretanto com o passar do tempo ele retorna e fica ao lado de Paulo ajudando-o. Marcos é a figura do obreiro restaurado (mostrando que mesmo que venhamos a falhar Deus não desiste de nós!)

Depois de recebermos uma palavra como essa fica a pergunta, em qual deles nós nos encaixamos?

Fundamentos na vida do Cristão

No último dia o Pr Luciano trouxe a nós uma palavra com base em Salmos 11, mostrando um tempo difícil que Davi vivia. Em decorrência deste momento seus fundamentos, aquilo que o sustentavam foram caindo um a um, ou seja, todos a quem recorreu, esposa, amigo e sacerdote.
Aqui o Pr nos fez um questionamento, em que temos firmado nossa vida?
Dentre tantos, ela falou sobre três:

1) Família: ela sustenta a obra de Deus na nossa vida, por isso o há tanta oposição e também o motivo pelo qual o diabo a investe contra ela.
A salvação é individual mas a benção é familiar.
2) Fé: se a perdemos, consequentemente, também perdemos parte da nossa identidade, afinal ela fundamenta quem somos e ordena nossos valores.
Podemos dizer assim, que a fé é o meio pelo qual Deus age em nós, ela traduz o sentimento de confiança no Senhor.
3) Verdade: que é Jesus e através Dele proclamamos o evangelho.
Devemos buscar um caráter verdadeiro, ou seja, a vida de Deus em nós deve gerar verdade!

Finalizando a leitura e meditação nessa passagem pode perceber que Davi olhou para trás e todos seus fundamentos havia caído, apenas um permanecia firme... Deus permanecia assentado em seu trono com os olhos voltados para ele!

Em resumo, entendemos que, fazemos missões pois isso lateja no coração de Deus, vidas é isso que Ele busca!
Sabemos que não podemos fazer nada sozinhos e precisamos uns dos outros para que a obra de Deus avance e por fim, nossa vida deve estar fundamentada em pilares firmes que identifiquem quem somos Nele e mesmo que tudo desmorone ao nosso redor, temos a certeza que Deus permanece com Seus olhos voltados para nós!

Nenhum comentário: